Logo da Livon Plataforma EHS

Ações trabalhistas e previdenciárias: Como evitar através da saúde e segurança no trabalho

A relação entre ações trabalhistas e previdenciárias com a saúde e segurança no trabalho é bastante evidente. Afinal, a principal razão pela qual essas ações são movidas é a ocorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. 

Por isso, preparamos este post para explicar o que são ações trabalhistas e previdenciárias e quais medidas podem ser adotadas para garantir a saúde e a segurança no trabalho. Quer saber mais? Continue a leitura!

 

O que são ações trabalhistas?

 

As ações trabalhistas são um instrumento legal utilizado pelos trabalhadores para garantir a proteção de seus direitos no ambiente de trabalho. Elas estão relacionadas à segurança do trabalho, pois uma das principais áreas de atuação do direito trabalhista é justamente a segurança e a saúde do trabalhador.

No entanto, como nem sempre as empresas cumprem com todas essas obrigações, podem ocorrer acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Nessas situações, os trabalhadores têm o direito de mover uma ação trabalhista para buscar a reparação dos danos sofridos e a garantia de seus direitos.

Por exemplo, se um trabalhador sofre um acidente de trabalho por falta de equipamentos de proteção adequados, ele pode mover uma ação trabalhista para garantir o pagamento de indenização e a cobertura de despesas médicas. 

 

O que são ações previdenciárias?

 

Ações previdenciárias são ações judiciais que visam assegurar direitos previdenciários, ou seja, direitos relacionados à previdência social, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. Essas ações são ajuizadas quando há negativa do INSS em conceder o benefício previdenciário ao trabalhador.

A saúde e a segurança no trabalho estão diretamente relacionadas às ações previdenciárias, uma vez que muitos benefícios previdenciários são concedidos em virtude de doenças ou acidentes relacionados ao trabalho. 

Leia também: “Gestão de riscos em saúde para empresas: como abordar

Por exemplo, o auxílio-doença é concedido quando o trabalhador se encontra temporariamente incapacitado para o trabalho em decorrência de doença ou acidente, enquanto a aposentadoria por invalidez é concedida quando a incapacidade é permanente e impede a continuidade da atividade laboral.

 

Saúde e segurança no trabalho: Como evitar ações trabalhistas e previdenciárias?

 

A segurança do trabalho é a área que se dedica a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, por meio da identificação, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho. 

Leia também: “Gestão de rotinas em saúde ocupacional

Já a saúde do trabalho está relacionada ao bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores. Essa área visa prevenir e tratar doenças relacionadas ao trabalho, além de promover hábitos saudáveis e prevenir o estresse e o esgotamento profissional.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. 

Realize treinamentos e capacitações

É preciso conscientizar os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e como preveni-los é essencial. É importante que os trabalhadores saibam utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) disponíveis, como luvas, capacetes, óculos de proteção, entre outros.

Adote normas e procedimentos

Estabelecer normas claras e objetivas para a realização das atividades é uma medida importante para evitar interpretações equivocadas e possíveis acidentes de trabalho. É necessário atualizar as normas constantemente para acompanhar as mudanças no ambiente de trabalho.

Adote os equipamentos de proteção individual (EPIs)

Utilizar os EPIs adequados para cada atividade é fundamental para a saúde e segurança dos trabalhadores. Os empregadores devem fornecer os EPIs necessários e instruir os trabalhadores sobre a correta utilização e conservação.

Realize a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos

Realizar a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos é uma forma de evitar a ocorrência de acidentes causados por falhas mecânicas. É necessário inspecionar periodicamente os equipamentos e realizar a troca de peças e componentes desgastados.

Ofereça um ambiente de trabalho saudável

Oferecer um ambiente de trabalho saudável é uma forma de valorizar os colaboradores, aumentando sua produtividade e satisfação no trabalho. É importante proporcionar pausas para descanso e momentos de relaxamento, promover a saúde mental dos colaboradores e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

Leia também: “Você sabe dizer o que é um prontuário eletrônico corporativo?

Mantenha a saúde e segurança no trabalho com a Livon

 

Na Livon, sabemos que a saúde e o bem-estar dos seus funcionários são fundamentais para o sucesso do seu negócio. É por isso que oferecemos soluções personalizadas em saúde ocupacional, para manter sua equipe saudável, motivada e produtiva.

Nossos serviços abrangem desde avaliações médicas periódicas, até programas de prevenção e tratamento de lesões ocupacionais. Com a Livon, você terá uma equipe especializada em saúde ocupacional à sua disposição, pronta para ajudá-lo a implementar as melhores práticas e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Não deixe a saúde de seus colaboradores em segundo plano. Invista em uma parceria com a Livon e tenha a tranquilidade de saber que está cuidando do que mais importa: o bem-estar da sua equipe. Clique aqui para agendar uma reunião conosco.

Compartilhe este conteúdo

LinkedIn
WhatsApp

Plataforma SaaS da Livon

Não perca tempo, entrem em contato agora e conheça melhor plataforma EHS do mercado

Os mais lidos:

A Importância da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Abordamos os desafios enfrentados pelas empresas, como o estigma da saúde mental, ambientes de trabalho tóxicos e sobrecarga de trabalho. Discutimos as consequências, incluindo absenteísmo, queda de produtividade e aumento de custos com saúde. Ambientes hostis aumentam o estresse e afetam a reputação da empresa, afastando talentos.

Leia mais »
logo livon