Logo da Livon Plataforma EHS

A importância do agendamento em saúde corporativa

O início da jornada relacionada a exames corporativos é o agendamento, que pode ser visto como simples por grande parte dos gestores, mas guarda uma gama substancial de informações essenciais para o planejamento efetivo na tomada de decisões e gerenciamento da sua empresa.

Muitos problemas são decorrentes justamente de erros iniciados ao preencher o agendamento de um exame e com uma visão macro, eles podem ser corrigidos e prevenidos em ocorrências futuras. 

Leia também: Transforme o Cuidado com a Saúde Ocupacional Caminhando Rumo à Digitalização

 

Jornada de saúde e bem-estar dos colaboradores

 

Dentro da jornada de saúde e bem-estar dos colaboradores, o agendamento em saúde corporativa é um processo complexo e de extrema importância, pois envolve uma vasta quantidade de informações, algumas de natureza operacional e outras de relevância estratégica. O primeiro passo ao criar um agendamento é identificar claramente a sua natureza, ou seja, se é um agendamento ocupacional, uma consulta médica por necessidade espontânea ou outra modalidade.

Ao selecionar o nome da pessoa, abre-se uma gama de informações cruciais para a tomada de decisão e o planejamento adequado. É possível identificar o setor ao qual o colaborador pertence, sua função na empresa, a data do último exame realizado, o profissional que irá atendê-lo, a especialidade requerida e outros detalhes relevantes. Esses dados são fundamentais para solucionar, por exemplo, um exame ocupacional, pois permitem determinar quais pacotes de exame o colaborador precisará realizar. Por exemplo, em um exame admissional, pode ser necessário apenas uma consulta clínica, mas é possível também que sejam solicitados exames complementares, como de sangue ou audiometria.

Leia também: A Jornada pela busca da Sustentabilidade dos Planos de Saúde Empresariais

 

Cenário fértil para ações preventivas

 

A importância desse processo fica ainda mais evidente quando consideramos que erros em agendamentos podem levar a problemas sérios. Agendar exames ocupacionais com setores e cargos específicos sem a realização dos exames pertinentes pode comprometer a segurança e saúde dos colaboradores, além de causar ineficiências operacionais. A tecnologia desempenha um papel essencial nesse cenário, especialmente em empresas de grande porte, pois ajuda a evitar erros e facilita o gerenciamento de toda a jornada do agendamento.

A digitalização das consultas é um aspecto chave para a eficácia do planejamento dentro do cenário de saúde corporativa. Com um sistema digital, é possível ter uma visão macro do número de consultas agendadas e concluídas, rastrear os colaboradores que acessaram o sistema e obter informações valiosas sobre o tipo de consulta realizada (presencial ou por telemedicina) e outros índices relevantes.

Simule gratuitamente o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), da sua empresa. Basta acessar a nossa calculadora, é simples e gratuito: Clique aqui.

 

Dados valiosos para efetividade da gestão

 

Esses números e informações, por sua vez, são vitais para a tomada de decisão estratégica. Eles permitem que a empresa gerencie sua rede de prestadores de serviços de saúde de forma mais eficiente, identificando áreas de melhoria e oportunidades para aprimorar o setor interno de saúde e segurança. A visão abrangente e organizada proporcionada pela digitalização das consultas impulsiona a eficiência dos processos e contribui para o bem-estar dos colaboradores, além de otimizar recursos e melhorar a qualidade do atendimento.

Em suma, a importância do início da jornada de um agendamento em saúde corporativa não pode ser subestimada. Desde a identificação da natureza do agendamento até a digitalização das consultas, cada etapa é crucial para garantir a segurança, saúde e satisfação dos colaboradores, bem como para aprimorar o gerenciamento e a eficiência das operações corporativas relacionadas à saúde.

Leia mais: Acessibilidade em Saúde Corporativa

Entenda porque o agendamento é fundamental para quem coordena a jornada dos colaboradores, seja no âmbito ocupacional, mas também no assistencial.

Amplie o seu alcance estratégico com a Livon Saúde

 

A digitalização na saúde corporativa é uma realidade que tem muito mais a oferecer do que simplesmente facilitar e agilizar os processos. Dados muito preciosos são gerados em cada processo.

Desperte para a importância da jornada de cuidado aos colaboradores, evitando acomodações e abraçando a mudança rumo a uma empresa mais saudável e eficiente. Proporcione uma experiência de cuidado inovadora e responsável aos seus funcionários.

Conte com a Livon Saúde para transformar sua empresa em um modelo de inovação e prosperidade. Priorize o bem-estar de sua equipe e contribua para um ambiente saudável em todos os sentidos. Clique aqui e conheça mais sobre nossos serviços.

Compartilhe este conteúdo

LinkedIn
WhatsApp

Plataforma SaaS da Livon

Não perca tempo, entrem em contato agora e conheça melhor plataforma EHS do mercado

Os mais lidos:

A Importância da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Abordamos os desafios enfrentados pelas empresas, como o estigma da saúde mental, ambientes de trabalho tóxicos e sobrecarga de trabalho. Discutimos as consequências, incluindo absenteísmo, queda de produtividade e aumento de custos com saúde. Ambientes hostis aumentam o estresse e afetam a reputação da empresa, afastando talentos.

Leia mais »
logo livon